Embalagens polímeros e papéis

O perigo que o “invisível” pode causar, especialmente após a pandemia de Covid-19, ficou  evidente. Há muito tempo, a preservação e  manutenção da integridade de alimentos,  medicamentos, cosméticos ou qualquer outro  produto é uma preocupação em potencial. Ela é plausível e importante devido às inúmeras doenças que contaminações provenientes de  microrganismos podem causar e à facilidade com que elas se disseminam.

Alinhada ao crescimento do mercado global de embalagens e na busca de soluções que garantam um produto à prova de contaminação, a EHRENA disponibiliza a tecnologia Nanoativ Pack, que possibilita sua aplicação para os mais diversos usos, como:

Papel e papelão: papel, papel-cartão, papelão e liquid packaging board.
Polímeros: rígidos ou flexíveis, biodegradáveis ou não biodegradáveis.

A tecnologia Nanoativ Pack pode ser incorporada tanto por laminação, filmes, coating ou extrusão, dependendo do tipo de material da embalagem.

As embalagens vêm ganhando espaço cada vez mais relevante na indústria, apresentando versatilidade e propriedades variadas, como a ação antimicrobiana. Ela pode ser obtida pelo uso da tecnologia Nanoativ Pack, que não é baseada na tecnologia de nanopartículas de prata, como os demais produtos do mercado. Assim, Nanoativ Pack é livre de metais pesados, mantendo a característica biodegradável do material receptor.

As nanopartículas agem por mecanismos de forças intermoleculares que lentamente liberam o ativo antimicrobiano, que por sua vez interage com os locais de ligação dos microrganismos, evitando que um amplo espectro de bactérias se reproduza nas superfícies. Essa liberação fornece eficácia antimicrobiana por longo tempo, dependendo da quantidade aplicada e das características da embalagem. O nível de utilização recomendado sofre variação para cada aplicação, sendo analisado caso a caso entre EHRENA e clientes.

Exemplo de aplicações:
Fita adesiva STOP VIRUS

Um exemplo de produto já disponível no mercado é a fita adesiva STOP VIRUS, desenvolvida em parceria com a Adelbras. Com a adição do Nanoativ Pack, a fita crepe comum Adelbras ganhou propriedades antimicrobianas. Os testes em campo, realizados no Aeroporto Internacional de Viracopos, mostraram que o STOP VIRUS manteve sua ação antimicrobiana (contra vírus e bactérias) por mais de 25 dias.

Esse case mostra como o uso da tecnologia Nanoativ Pack pode transformar o seu produto, assim com fez com uma simples fita de papel, que passou a ter ação antimicrobiana por mais de 25 dias. Uma solução de extrema utilidade para o controle
da disseminação de doenças patogênicas, como a Covid-19.

Fonte. Microbiol., 16 June 2015 | https://doi.org/10.3389/fmicb.2015.00611 | Antimicrobial food packaging: potential and pitfalls.

Uma revolução invisível | Home