Health

Na área da saúde, a clorexidina é utilizada desde a sua criação, em 1954, como antisséptico para a pele, e amplamente divulgada nos estabelecimentos de saúde para limpeza e preparo da pele antes de procedimentos invasivos (como cirurgias, inserção de cateteres, etc.).

A Anvisa, por meio da RDC 107/2016, caracteriza a clorexidina como um medicamento de baixo risco. A faixa de concentração de seu uso se inicia em 0,3% (m/m), e valores abaixo de 0,3% são considerados cosméticos. Ela é recomendada desde 1983 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um produto de primeira escolha no combate a microrganismos patógenos.

Entretanto, existem possíveis casos de alergia devido ao uso contínuo da clorexidina, como já apontado pela agência reguladora norte-americana de alimentos e medicamentos, o FDA. Neste ponto, a tecnologia Nanoativ de encapsulamento da EHRENA traz ótimas possibilidades, uma vez que ela aumenta o poder antimicrobiano da clorexidina, sendo possível o uso de menor quantidade do ativo para obter o mesmo efeito. Uma vez que a concentração do ativo é diminuída, a citotoxicidade acompanha essa redução.

Com laudos comprobatórios, o Nanoativ demonstrou menor citotoxicidade contra as células de Caco-2, fibroblastos e osteoblastos, quando comparado com a clorexidina na forma isolada, na mesma concentração.

Dessa forma, trazemos reais oportunidades para todos os medicamentos ou produtos relacionados à saúde, incluindo aqueles que já fazem uso da clorexidina como ativo, com a substituição do ativo isolado pelo Nanoativ. Saneantes, géis e cremes antissépticos podem potencializar seu espectro de ação contra bactérias utilizando a mesma concentração de clorexidina ou manter o mesmo espectro de ação utilizando concentrações muito mais baixas.

Exemplos de aplicações:
Soluções aquosas e/ou alcoólicas antissépticas;
Géis e/ou cremes antissépticos;
Produtos contra acnes;
Enxaguante bucal;
Cuidados com o cordão umbilical;
Cuidados com a saúde da mulher;
Vários outros usos contra microrganismos patógenos.

Uma revolução invisível | Home